Sub-Tema nº3: As Memórias Primárias – Memória Ram

8 11 2009

A memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório, em inglês), e este significado deve-se ao facto de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória.

A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido. O sistema é bastante útil para o processamento de dados, pois disponibiliza espaço para informações essenciais, que podem ter acesso de maneira quase imediata, ao contrário de outras formas de armazenamento, como discos rígidos, CDs ou DVDs.

O sistema operacional, assim como os aplicativos e os dados em uso são armazenados na memória RAM, permitindo que o processador trabalhe estas informações rapidamente. Para a execução de jogos, por exemplo, uma boa quantidade de memória RAM de alta qualidade é essencial, já que neste tipo de aplicativo, os arquivos são acessados a todo o tempo, para que sejam carregadas os modelos, as animações e outros tipos de dados exibidos a todo o instante.

Se o processador depender de acesso ao disco rígido ou a outro tipo de armazenamento, a velocidade e a agilidade que são as principais características de um jogo, podem ser comprometidas.

Mas, nem todos os tipos de memória RAM providenciam o mesmo nível de performance. Existem diversos modelos com frequências diferentes e capacidades de transferência de dados cada vez maiores.

 

Há dois tipos de memória RAM que são muitos utilizados: estático e dinâmico, isto é, SRAM e DRAM, respectivamente. Há também um tipo mais recente chamado de MRAM. Eis uma breve explicação de cada tipo:

SRAM é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida a sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits, sejam refrescadas (actualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM. Embora sejam mais caras e ocupem mais espaço, quando comparadas às DRAM, possuem a vantagem de serem bem mais rápidas, justificando o seu uso nas memórias cache L1 e L2. Além disso, estas memórias consomem mais energia e aquecem mais que as DRAM e usam circuitos no modelo flip-flop (é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit).

DRAM é um tipo de memória RAM de acesso directo que armazena cada bit de dados num condensador. O número de electrões armazenados no condensador determina, se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de electrões do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente. Embora esse fenómeno da perda de carga, não ocorra nas memórias SRAM, as DRAM possuem a vantagem de terem um custo muito menor e uma densidade de bits muito maior, possibilitando num mesmo espaço, armazenar muito mais bits (o que em parte, explica o menor custo) e a sua simplicidade estrutural com apenas um transistor e um condensador necessários para cada bit (ao contrário dos 4 transistores da SRAM).

MRAM (Magnetoresistive Random-Access Memory – RAM Magneto-resistiva): a memória MRAM vem sendo estudada há muito tempo, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. Trata-se de um tipo de memória, até certo ponto semelhante à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Graças a isso, essas memórias consomem menor quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por longo tempo, mesmo quando há ausência de energia eléctrica. O problema das memórias MRAM é que elas armazenam pouca quantidade de dados e são muito caras, portanto, pouco provavelmente serão adoptadas em larga escala.

 

 

Fontes:

http://www.baixaki.com.br/info/918-o-que-e-memoria-ram-.htm

http://www.infowester.com/memoria.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/DRAM

http://pt.wikipedia.org/wiki/SRAM


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: