Sub-Tema nº1: Motherboard

26 10 2009

1. Para que serve?

A motherboard (também designada por placa-mãe), é uma placa de circuito impresso e serve como base para a instalação das várias componentes do computador, como por exemplo, o processador e a memória RAM (de que iremos falar, mais a frente), entre outros…

Há vários tipos de placas-mãe, que passaram pelos computadores, ao longo destes últimos anos.

A primeira de todas, foi AT, foi criada em 1983 até 1996 e um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado foi o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, causando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

Depois houve, um período em que as placas-mãe AT e ATX, fossem usadas simultaneamente. E, mais tarde, passou a ser usada, apenas o ATX. Esta placa-mãe, trata-se de um AT aperfeiçoado e uma das empresas que se desenvolveu esta placa, foi a Intel. O objectivo desta criação, foi resolver todos os problemas que a anterior placa-mãe, tinha dado durante esse período de tempo.

Houve outras placas-mãe, que foram criadas, para vários computadores, como por exemplo, o LPX. Este, que foi criado para os computadores de “alta qualidade”, como o Compaq. A principal diferença entre o LPX e o ATX, é que o LPX não tinha slots. E esses slots, estavam localizados à parte, numa placa chamada “backplane”.

Em 2001, foi criado pela VIA Tecnhologies, uma placa chamada ITX, que a grande intenção desta criação foi ter tudo on-board, ou seja, vídeo, aúdio, modem e rede, tudo integrado numa só placa. Para além disso, foi reduzida a fonte de alimentação, com o intuíto de reduzir o consumo de energia, e possibilitar a montagem de um computador mais compacto.

 

2. De que é constituída?

A motherboard é constítuida por vários elementos:

  • Processador;
  • Memória RAM;
  • BIOS;
  • Bateria;
  • e Chipset.

Processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes.

Memória RAM é a memória principal de um computador, é nela que são carregadas os programas em execução e os respectivos dados do utilizador. Uma vez que se trata de memória volátil, ao desligar o computador, os dados são perdidos. Para o evitar, usa-se uma memória secundária (como o disco rígido).

*Isto está inserido no nosso sub-tema nº3: “As Memórias Primárias”, donde iremos falar mais tarde, assim como iremos falar sobre a Memória ROM.

BIOS é um programa de computador pré-gravado em meória permanente executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Bateria tem a função de guardar as informações ou dados, enquanto o computador estiver desligado.

Chipset é um chip (ou conjunto de chips) responsável pelo controlo de diversos dispositivos de entrada e saída, como por exemplo, o barramento de comunicação do processador, o acesso à memória, o acesso ao alta definição (HD), periféricos on-board e off-board, a comunicação entre o processador e a  memória RAM, bem como, outros componentes que fazem parte da motherboard.

 

Fontes:

Wikipédia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Motherboard

Guia do Hardware – http://www.guiadohardware.net/termos/processador


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: